quinta-feira, 28 de agosto de 2014

3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez

Questão 33: Pessoa do Pai

SThI, q33, a3: O nome Pai atribui-se a Deus mais em sentido pessoal?

3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez


Esclarece S. Tomas de Aquino: O Eterno é anterior ao temporal,
Ora,
por toda eternidade que Deus é Pai do Filho,
e somente no tempo ele é Pai da criatura.
Portanto,
em Deus a paternidade se diz mais em relação ao Filho do que em relação a criatura.


" Ele foi um pouco mais adiante, caiu com o rosto por terra e orou: Meu Pai, se possível, que este cálice passe por mim. Contudo não seja feito como eu quero, mas como tu queres" Mt 26,39. 

Jesus atribui o nome de Pai a Deus no sentido Pessoal porque o Pai e o Filho tem a mesma natureza: a natureza divina.
O Criador e a criatura não tem a mesma natureza, assemelham-se.
Através da Cruz , a criatura humana assemelha-se também por graça e são chamados filhos adotivos. Porque o dom da graça que recebem, através do batismo, os ordena à herança da gloria eterna.
Entretanto, recebem, o direito a  essa herança porque o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Jo 1,14.

Jesus cai porque  faz parte da sua natureza humana. Cair é juntar o que esta espalhado. Isto dá a  possibilidade de quem não consegue se juntar, a cruz de Jesus, o faz por si, acolhe deste o rosto rente a terra. 
Cair significa vencido, banido, desprezado, fraqueza de peso e de força, desequilíbrio. A cruz de Cristo é o bastão de apoio como o foi para Moises. 
Todos serão restaurados, sustentados pela graça de Deus.
 Jesus prevendo as dificuldades que ainda teremos nesta via, pede ao Pai: afasta de mim este cálice porque senão os perversos não terão salvação e a graça do perdão.

Contudo é a vontade do Pai que prevalece. Qual é a vontade do Pai? Salvar toda a humanidade?.
Há os anjos caídos que permanecem na eternidade banidos do Reino do Senhor.
Há humanos que por sua própria vontade juntam-se aos malignos e esquecem da cruz. Morrem para o Reino do Senhor.

O cálice representa o refresco, a restauração, o socorro durante o percurso do tempo humano. A Eucaristia será entendido apos a morte e ressurreição de Cristo. O Pai não quer a morte de Jesus, mas para construir o Templo da Nova Aliança, o velho homem tem que morrer. Jesus carrega em si esta natureza humana que deverá ser a transubstancialização do velho ao novo. Por isso Jesus é conhecido, também como o Novo Adão. 

Toda a relação entre o Pai e Filho passa na intimidade do Amor, desta relação Trinaria.
A relação Trinaria - Pai, Filho e Espirito Santo -  só a conhecemos porque Jesus desvela a nós. Antes, em toda a antiga sagrada escritura não há referencia clara destas relações divinas.

É através da Paixão de Cristo que se tornam claras e desveladas e podemos , então conhecer a grandeza do Amor que o Pai nutre a seu Filho e a Humanidade.



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

2ª Estacão: Jesus carrega a cruz




Questão 33: Pessoa do Pai

STh I 33 q33 a2: O Nome Pai é um nome proprio de pessoa divina?


2ª Estação: Jesus carrega a Cruz



Qual a relação entre Jesus, Filho de Deus carrega a cruz de todos os pecados cometidos pela humanidade deste o primeiro, pecado original, e seu Pai  de ser Pessoa Divina ?

Segundo Tomas de Aquino, Pessoa é uma substancia individual de natureza racional, isto significa que esta substancia "manifesta-se aqui pela prerrogativa da liberdade; apresentada como o poder de dirigir-se passivamente, como os outros, às forças exteriores - que todavia agem também sobre ela, mas não sem que ela possa faze-las servir ao cumprimento de seus desígnios" SthI q29 a1.
 
O Pai e o Filho tem esta superioridade porque o conhecimento  provém precisamente da racionalidade, que só existe e age em um corpo - místico, misterioso e Trinario - . Esta relação ocorre no intramental, não tem contato com o mundo da matéria e do mundo dos espíritos. ( anjos e entes invisíveis).

Portanto, Pai e Filho são conscientes e libertos. Dirigem-se a si mesmo no cumprimento dos seus desígnios.

Estes desígnios foram estabelecidos e  modulados através das  Sagradas  Escrituras:
 Antigo Testamento:
Sl 88,27: " Ele me invocará: Tu és meus pai, meu Deus e meu rochedo salvador!"
2Sam 7,13-17: "Sera ele que construirá uma casa para o meu NOME, e estabeleceu para sempre o seu Trono. Eu serei para ele Pai e ele será para mim Filho, ......Minha fidelidade não se afastará dele como a tirei de Saul, que afastei de diante de ti. A tua casa e a tua realiza substituirão para sempre. Nafá comunicou  a Davi todas essas palavras e toda esta visão".
Jeremias 3, 19-20 : "E eu dizia: Vos me chamareis "Meu Pai", e não vos afastarei de mim. Mas como a mulher que trai o seu companheiro, assim vós me traístes, casa de Israel, oráculo de Jahwel. "

Esta é a Pessoa Divina, Pai, que entrega a Pessoa Divina Filho, através  da Pessoa Divina Espirito Santo
à natureza humana, pela Virgem Maria. E como Filho do Homem é condenado a crucificação e nesta Estação , carrega a Cruz, o suplicio da dor e do sofrimento que poderá dar a redenção divina  as todas as nações da Terra.

A cruz não é uma metáfora. Ela é real, como é real "Aquele que é" , o Verbo e o Amor.

Para tanto, Jesus é claro nas suas pregações, em distintas ocasiões:

"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" Mc 8,34.

"Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma sua cruz e não me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, a perderá, mas quem perde sua vida por causa de mim, a achará"
 Mt 10,37-39.

A cruz é a maior manifestação do Amor de Deus conosco.
Foi por ela, que os grilhões apertados da escravidão humana, desde Adão, foi quebrada e estraçalhada.
A Paixão de Cristo é a Historia da nossa salvação.




 



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

1ª Estação: Jesus é Condenado à Morte

AdicVia Crucis, Felix Anton Scheffler - 1757 
Igreja de S. Martinho - Ischl, Seeon (diocese de München) - Alemanhaionar legenda




















Questao 33 - A Pessoa do Pai

Artigo 1ª: Convém ao Pai ser Principio? 
STh I q33 a1 - Tomas de Aquino

1ª Estação: Jesus é condenado à morte. 


Como é complexa esta relação entre o Pai, o Principio, e Jesus, Filho de Deus, ser condenado à morte.

 Segundo Tomas de Aquino, Jesus, Filho de Deus participa de forma consubstancial da Santíssima Trindade. Seu Pai é o principio do principio, do qual o procede, sem nenhuma subordinação.
Segundo Hilario: "Por sua autoridade de doador, o Pai é maior. Mas o Filho que recebe em dom o único ser, não é menor". Autoridade neste contexto significa o contrario que a natureza humana conhece. Na natureza divina, autoridade não se relaciona ao poder de uma pessoa sobre outra. No nosso universo isto ocorre por grau de superioridade. Entre o Pai, o Filho e o Espirito Santo a relação é de igualdade absoluta. O Pai só existe a distinção como Aquele do qual os demais procedem.
As três pessoas , Pai, Filho e Espirito Santo são constitutivas, isto é,
característico e distintivo na Pessoa de Pai, na Pessoa de Filho e na Pessoa de Espirito Santo.

Quem foi condenado à morte foi o Filho de Deus.
Como? 
Primeiramente, através da concepção do Espirito Santo e da Virgem Maria, nasce o Filho do Homem.
Como , também, Filho do Homem, foi condenado por autoridades reconhecidas, de alto patente: Herodes, Sumo Sacerdote do Templo de Jerusalém e Pôncio Pilates, representante do Cesar de Roma.

Seus crimes foram basicamente dois:
- Nao obedecia as Leis de Moises  e nem seus mandamento;
- Blasfêmia, ao afirmar ser Filho de Deus.

Jesus não aboliu a Lei do Sinai, mas a cumpriu. "Nao penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não sera omitido nem um só i, uma virgula da Lei, sem que tudo seja realizado. Aquele, portanto, que violar um só desses menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo, será chamado o menor no Reino dos Céus. Aquele, porem, que os praticar e os ensinar, esse será chamado grande no Reino dos Céus" MT 5 17-19.

Jesus não foi infiel a Deus na missão dele recebida. "Quem, dentre vós, me acusa de pecado? Se digo a verdade, por que não credes em  mim"Jo 8, 46.

Jesus deu vários testemunhos da sua procedência divina. A questão é um pouco mais complexa, porque Jesus precisa cumprir com as profecias para executar o plano divino. A necessidade do testador selar a Nova Aliança de forma apropriado a realidade celestial , do que o cerimonial israelita da expiação ( Lv16). Este ritual antigo foi substituído pela unica oferenda do sangue de Cristo.
"Ora nem mesmo a primeira aliança foi inaugurada sem efusão de sangue. De fato, depois que Moises proclamou a todo povo cada mandamento da Lei, ele tomou o sangue de novilhos, de bodes, juntamente com água, a lã escarlate e o hissopo e aspergiu o próprio livro e todo o povo anunciando: Este é o sangue da aliança que Deus vos ordenou" Hebreus 9,18-20.
Os comentaristas da "Bíblia de Jerusalém" dizem que há uma significação profunda no simbolismo bíblico do sangue como sede da vida, trata-se de renovar a união vital entre Deus e seu povo.

A Nova Aliança é recordada diariamente durante a Missa, principalmente na Liturgia Eucarística:
"Pres: Tudo isto é mistério da fé !
Ass: Toda vez que se come deste Pão, toda vez que se bebe deste Vinho, se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta. Sem.Liturgico-Ano XLIV-nº 38 - 10.08.2014".

Revendo todo esse momento, fica a questão paradoxa: Como Deus-Pai pode entregar o seu próprio Filho para a remissão de nossos pecados?

Respondo com a Oração belíssima encontrada no site do Vaticano:

Esta cena de condenação, conhecemo-la bem:
é notícia de todos os dias!
Mas uma pergunta nos arde na alma:
porque é possível condenar Deus?
Porquê Deus, que é Omnipotente, Se apresenta
com a veste da fragilidade?
Porquê Deus Se deixa agredir pelo orgulho e a prepotência
e pela arrogância humana?
Porquê Deus Se cala?

O silêncio de Deus é o nosso tormento,
é a nossa prova!
Mas é também a purificação
da nossa pressa,
é a cura do nosso desejo de vingança.

O silêncio de Deus
é a terra onde morre o nosso orgulho
e desabrocha a fé verdadeira,
a fé humilde,
a fé que não faz perguntas a Deus
mas entrega-se a Ele com a confiança duma criança.


 Libreria Editrice Vaticana - 2006.

Qual a extensão do Amor de Deus para conosco?
Medi-la é impossível porque esta além do espaço e tempo. É eterna.
Podemos deslumbrar esta extensão:
Se Deus nao nos amasse, e nao se preocupasse com nossa salvação, já seriamos uma especie de animal , a mais, andando neste planeta.
Na Bíblia, observamos que toda vez que Deus deu a costa a humanidade, entramos numa profunda decadência e auto destruição.
Na antiguidade: Sodoma, Gomorra, Babilônia, Pompeia.
Na idade media:     invasão de bárbaros, decadência do império romano, as atrocidades  doenças.
Na idade moderna: as inquisições, as torturas, o flagelo do combate, fome, epidemias,canibalismo dos povos descobertos.
Na idade contemporânea: imperialismo bárbaro e destruidor de valores morais, ideologias idolatradas, guerra, bombas, misseis, trafico.

Deus, infinitamente misericordioso nos deu a graça do projeto divino, através do seu Filho amado.
Jesus e sua Igreja são as cordas, os ganchos, as redes de pescarias da nossa salvação eterna.
M.Cristina C.Cilento

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ORGANOGRAMA: SUMA TEOLÓGICA X VIA-SACRA

PESSOAS DIVINAS (SENTIDO PARTICULAR)                       VIA-SACRA/ESTAÇÃO
segundo TOMAS DE AQUINO


QUESTÃO
                     ARTIGO                                                  ESTAÇÃO

QUESTÃO                    1-Convém ao Pai ser principio?                 I - Jesus é condenado
     33                             2- O nome Pai é um nome próprio                   a morte
A PESSOA                        desta Pessoa ?                                      II - Jesus carrega a cruz
DO  PAI                        3- Em Deus, Pai atribui-se mais no           III - Jesus cai pela
                                          sentido pessoal do que em                             pela primeira vez
                                          sentido essencial?
                                      4 - E´próprio do Pai ser ingênito?            IV - Jesus se encontra
                                                                                                                com mãe.
 


QUESTÃO                   1 - Em Deus, Verbo ´atribuído em              V - Simão, o "Cireneu
     34                                  sentido essencial ou pessoal?                        ajuda Jesus
                                                                                                              carregar a cruz.
O VERBO                    2 - É um nome próprio do Filho?              VI - Verônica enxuga
                                                                                                               o rosto de Jesus.
                                     3 - Implica relação com as criaturas?        VII - Jesus cai pela
                                                                                                               segunda vez.


QUESTÃO                   1 - Em Deus, Imagem é dita em               VIII - Jesus consola as
      35                                 sentido pessoal?                                            mulheres.
 A IMAGEM                 2 - É um nome próprio do Filho?               IX - Jesus  cai pela
                                                                                                                terceira vez.



QUESTÃO                    1- O nome Espirito Santo é próprio           X - Jesus é despido de
      36                                  de uma Pessoa Divina?                                 de suas vestes.
ESPIRITO                     2 - A Pessoa Divina chamada Espirito        XI - Jesus é pregado
SANTO                               Santo procede do Pai e do Filho?                na cruz.
                                      3 - Procede do Pai e do Filho?                 XII - Jesus morre na cruz.
                                      4 - O Pai e o Filho são um só                   XIII- Jesus é descido da
                                            principio do Espirito Santo?                          cruz.




QUESTÃO                   1 - Se é um nome próprio do Espirito        XIV - Jesus é sepultado.
      37                                 Santo?                                      
O NOME AMOR         2 - O Pai e o Filho se amam pelo               XV - Jesus ressuscitou.
DADO AO                         Espirito Santo?
ESPIRITO SANTO



QUESTÃO                   1 -O Dom pode ser um nome pessoal?
      38                           2 - É um nome próprio do Espirito Santo?
O DOM
 
                                     







Tomas de Aquino

Introdução

          Na Suma Teológica, de Tomas de Aquino, a partir da Questão 29, estuda-se questões relacionadas as Pessoas Divinas.

As Pessoas Divinas podem ser em sentido absoluto ou particular. Iremos enfocar as Pessoas Divinas no sentido particular; totalizando, entre questões e artigos em 17 itens de exposições. Deste numero cruzaremos com as l5º Estações da Via -Sacra.

Por que Via - Sacra?

Questão difícil de responder. Sempre tive receio de abordar estas estações. Na verdade, sempre me contive nas seguintes Estações: a Iª Estação,  XIIª Estação,  XIIIª Estação,  XIVª Estaçao e  XVª Estação; correspondendo Jesus condenado a morte, morre na cruz, descido da cruz,  sepultado e Jesus ressuscitado.
As demais sentia um temor misturado com terror. Quando criança, pulava essa parte e continuava com o restante.
Quando jovem e acadêmica, considerava toda esta matéria um deposito de masoquismo, coberto por fantasias narcisistas e enfeitadas por delírios persecutórios.
Quando adulta, simplesmente resolvi ignorar e a semana santa era sinônimo de feriadão.
Na terceira idade resolvi enfrentar o drama. Propus participar da novena da semana  santa, na paroquia que frequentava.
Infelizmente não participei de todas, devo ter faltado em 2 ou 3. Mas a maioria consegui estar presente. Com o folheto da "Campanha da Fraternidade 2014", revolvemos cruzar as l5ª Estações da Via-Sacra com os l5 artigos da Suma Teológica I de Tomas de Aquino.

Por que Tomas de Aquino?

Esta relacionada com a minha formação Filosófica, onde no período acadêmico não estudávamos os escolásticos e Aristóteles   porque era considerados ultrapassados. Então foram  ignorados, apesar que os filósofos Descarte e Kant, na produção teórica , ambos,dedicam suas indagações ou duvidas filosóficas, basicamente as questões exploradas por Tomas de Aquino. 
Na ocasião em que participava da Semana Santa, já estava estudando a Suma Teológica e muitas vezes, durante os momentos de meditação, surgiam flash do texto que clareava a aprendizagem evangélica. Surgem sínteses que ajudam a entender a Via-Sacra. 
Esta relação Suma Teológica e Via-Sacra foi muito fecunda.

Sou uma aprendiz da vida e posso garantir que o Filho de Deus e a Virgem Maria ajudam muito neste caminho percorrido. 
Eu nada sei.
Só escrevo porque as minhas ideias e aprendizagem ficam mais organizadas.
Estou aberta a qualquer critica e contribuição positiva para o meu crescimento espiritual.
M.Cristina C.Cilento
13-08-14