quarta-feira, 27 de agosto de 2014

2ª Estacão: Jesus carrega a cruz




Questão 33: Pessoa do Pai

STh I 33 q33 a2: O Nome Pai é um nome proprio de pessoa divina?


2ª Estação: Jesus carrega a Cruz



Qual a relação entre Jesus, Filho de Deus carrega a cruz de todos os pecados cometidos pela humanidade deste o primeiro, pecado original, e seu Pai  de ser Pessoa Divina ?

Segundo Tomas de Aquino, Pessoa é uma substancia individual de natureza racional, isto significa que esta substancia "manifesta-se aqui pela prerrogativa da liberdade; apresentada como o poder de dirigir-se passivamente, como os outros, às forças exteriores - que todavia agem também sobre ela, mas não sem que ela possa faze-las servir ao cumprimento de seus desígnios" SthI q29 a1.
 
O Pai e o Filho tem esta superioridade porque o conhecimento  provém precisamente da racionalidade, que só existe e age em um corpo - místico, misterioso e Trinario - . Esta relação ocorre no intramental, não tem contato com o mundo da matéria e do mundo dos espíritos. ( anjos e entes invisíveis).

Portanto, Pai e Filho são conscientes e libertos. Dirigem-se a si mesmo no cumprimento dos seus desígnios.

Estes desígnios foram estabelecidos e  modulados através das  Sagradas  Escrituras:
 Antigo Testamento:
Sl 88,27: " Ele me invocará: Tu és meus pai, meu Deus e meu rochedo salvador!"
2Sam 7,13-17: "Sera ele que construirá uma casa para o meu NOME, e estabeleceu para sempre o seu Trono. Eu serei para ele Pai e ele será para mim Filho, ......Minha fidelidade não se afastará dele como a tirei de Saul, que afastei de diante de ti. A tua casa e a tua realiza substituirão para sempre. Nafá comunicou  a Davi todas essas palavras e toda esta visão".
Jeremias 3, 19-20 : "E eu dizia: Vos me chamareis "Meu Pai", e não vos afastarei de mim. Mas como a mulher que trai o seu companheiro, assim vós me traístes, casa de Israel, oráculo de Jahwel. "

Esta é a Pessoa Divina, Pai, que entrega a Pessoa Divina Filho, através  da Pessoa Divina Espirito Santo
à natureza humana, pela Virgem Maria. E como Filho do Homem é condenado a crucificação e nesta Estação , carrega a Cruz, o suplicio da dor e do sofrimento que poderá dar a redenção divina  as todas as nações da Terra.

A cruz não é uma metáfora. Ela é real, como é real "Aquele que é" , o Verbo e o Amor.

Para tanto, Jesus é claro nas suas pregações, em distintas ocasiões:

"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" Mc 8,34.

"Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma sua cruz e não me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, a perderá, mas quem perde sua vida por causa de mim, a achará"
 Mt 10,37-39.

A cruz é a maior manifestação do Amor de Deus conosco.
Foi por ela, que os grilhões apertados da escravidão humana, desde Adão, foi quebrada e estraçalhada.
A Paixão de Cristo é a Historia da nossa salvação.




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário