Jesus é despojado de suas vestes: estamos no ato final daquele drama, iniciado com a prisão no horto das oliveiras; agora Jesus é despojado da sua dignidade de homem, antes mesmo da de Filho de Deus.Jesus, deste modo, é apresentado despido à vista do povo de Jerusalém e à vista de toda humanidade. Num sentido profundo, é justo que seja assim: de fato, ele se despojou completamente de si mesmo, para sacrificar-se por nós. Por isso, o gesto de despojá-lo das vestes é também o cumprimento de uma palavra da Sagrada Escritura.Vendo Jesus despido, na cruz, percebemos dentro de nós uma necessidade imperativa: olhar sem véus para dentro de nós mesmos; despir-nos espiritualmente diante de nós, mas, ainda antes, diante de Deus e mesmo diante dos nossos irmãos na humanidade. Despir-nos da pretensão de aparecer melhor do que somos, procurando, ao invés, ser sinceros e transparentes.www.vatican.va/news_services/liturgy/2010/.../station_10.html
Sth I questão 36: A Pessoa do Espirito Santo.
artigo 1: O nome Espirito Santo é o nome próprio de uma pessoa divina.
Ao despojarem suas vestes, resplandece o Espirito Santo que revela a mesquinha condição humana.
As vestes, objetos materiais, são facilmente despojados de nos, e nossa dignidade humana fica exposta a exploração, abusos e desrespeitos de terceiros.
Nossa aparência é fraca e impotente diante das forças alimentadas por ódios, raivas e paixões: iniquidades das trevas.
O Espirito Santo exposto por Cristo vem da processão do Amor, que segundo Tomas de Aquino, processão significa:" provir de...". Designa atos nocionais de processão e espiração.
O que isto quer nos dizer?
Proponho pesquisar as relações destes termos: processão - atos - nocionais - espiração.
Atos: pretende traduzir a energia, enquanto ação ou atividade."A noção de ato nao pode ser compreendida senão em relação à de potencia. Potencia é aquilo que requer uma realização. Através da experiencia que os seres podem tornar-se outros que não aqueles que são. Isto chama-se atualização ou transformação. Todo ato é a consumação de uma potencia.
Nocionais: refere-se a noção ou noções - conhecimento, ideia.
Processão: significa provir de...., no caso do mistério trinário, provir de um princípio. O princípio no mistério trinário tem a equivalência de proceder sem a dependência no ser; isto é, o Pai é o principio do Filho, pois Ele lhe comunica a divindade, mas sem desempenhar o papel de causa. A divindade apresenta-se na diferença de consistência, isto é, no ser constituído como Pai e como Filho.
Santo Agostinho, diz: "O Filho, pois, deve também ao Pai, pois é igual ao Pai, igual a Ele; o Pai, porem, a ninguém deve aquilo que é." A Fé e o Simbolo, Santo Agostinho, Patrística, Ed. Paulus.
Paulo, Romanos 5, 5-6: "E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo, morreu pelos impios."Espiração: ato de respirar, sopro.
Gn 2,7: " Então Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas, um halito de vida e o homem se tornou um ser vivente"O Ato nocional do Cristo foi aceitar todo o castigo que o homem, ser vivente, atraiu para si apos sua queda, como se fosse pendencia só de Jesus. Porque através deste ato nocional, trouxe-nos a Paz.
Is 53,5 "O castigo que havia de trazer-nos a Paz, caiu sobre ele, sim, por suas feridas fomos curados".