ESTRUTURA EPISTEMOLÓGICA DA NATUREZA HUMANA
INTRODUÇÃO:
Os motivos originais deste artigo foram a completa perplexidade que a obra Suma Teológica de Santo
Tomas de Aquino provoca no espirito de quem resolve conhecer. Mesmo o conhecimento supérfluo, senão houver forte determinação e vontade do leitor, desiste nas primeiras paginas. Primeiramente pela quantidade de informações: esta edição da Ed. Loyola, 2002, publica-o em oito volumes com três partes. As três partes estão divididas em questões: A I Parte contem 119 questões; a II Parte subdivide em duas seções: a I Seção da II Parte contem 114 questões e a II Seção com 189 questões; e a III Parte com 90 questões, perfazendo num total de 512 questões. Considera-se também a quantidade de preâmbulos que em cada volume abarca por necessidade de clarear, ao leitor, o plano geral da obra, assim como as introduções e notas de estudiosos consagrados da obra de Santo Tomas.
João Ameal, da Academia Portuguesa da Historia, na obra " Tomas de Aquino - iniciação ao estudo da sua figura e da sua obra" (Biblioteca fundada por Leonardo Coimbra, Coleção Filosofia e Religião, Ed. Tavares Martins - Porto, 1937); fornece as seguintes informações em relação a Suma contra aos Gentis e a Suma Teológica:
"...e estender a sua ação à Península Hispânica,
donde os árabes são gradualmente expulsos pelos
Monarcas portugueses e espanhóis. É indispensável que,
nesses territórios restituídos aos cristãos, um exército de
missionários acorra a espalhar a palavra divina. A pedido
do ilustre dominicano espanhol Raimundo de Pefiafort
superiormente apoiado pelo Papa Alexandre IV, 'Tomás
de Aquino empreende o trabalho que ficará entre as suas
obras-primas e será uma espécie de preparação à Summa
Theologica; a Summa contra Gentiles, destinada exactamente
aos Pregadores que irão evangelizar mouros e
judeus.
.....a própria Summa Theoloqice, aprofunda
as bases racionais do ensino, assinala as harmonias existentes
entre a razão e a fé, a natureza e a sobrenatureza.
Uma vez estabelecidos os princípios metafísicos
fundamentais, deles deduz todas as demonstrações progressivas
e a eles regressa, constantemente, como aos
grandes pontos de partida que são também os grandes
pontos de apoio do sistema coerente que edifica. Tomás
de Aquino não se esquece de que se dirige aos herdeiros
duma civilização adiantada, aos possuidores duma filoso ...
fia opulenta, embora cheia de erros e lacunas. Prefere,
portanto, atacá...los com as armas da razão - as mais
eficazes para os persuadir e abalar. Baseado em funda...
mentos aristotélicos e, aqui e além, nas interpretações neo-
platônicas, diverge, todavia, com esclarecido equilíbrio,
quer dos maiores doutores árabes, como Averroes e Avicena,
quer de certos exageros de Santo Agostinho. Define
a Filosofia como ciência das causas. A suprema causa é
Deus - sem o qual nada existe e nada será, pois, compreensível.
A Filosofia é, em última análise, a ciência de
Deus: considera-O, antes de mais nada, em Si Próprio,
depois na Sua atividade de Criador, por fim na atração
que sobre o mundo exerce. A infinita misericórdia divina
revela ao homem as verdades de que necessita para a sua
orientação no Universo. À luz desse conhecimento, misterioso
mas fulgurante, é que se podem estudar as relações
entre o mundo criado e a sua origem.
E são as Ordens mendicantes que promovem com maior entusiasmo
estas duas manifestações supremas da Cultura medieval.
Destes textos, fica-nos a questão: Santo Tomas fundamentou intelectualmente a Inquisição e especialmente a Inquisição Espanhola? O motivo é que sua Ordem Dominicana será o executor desta pratica adotada pela Igreja Católica para combater as heresias com os albigenses , fação da seita dos cátaros, depois com o surgimento de Lutero e do protestantismo, culminando com a expulsão dos árabes e judeus na península ibérica, no reinado da Rainha Isabel.
Segundo o autor Paulo Faitanim, UFF, no artigo "Inquisição: Verdade e Mito" do site http://www.aquinate.net, aliais muito esclarecedor, nos adverte: " o essencial numa investigação histórica são os fatos: os documentos, os dados arqueológicos....eles devem falar mais alto que o sentimento de quem os descreve".
João Bernardino Gonzaga, "A Inquisição em seu Mundo" http://alexandriacatolica.blogspot.com.br, amplia nosso entendimento:
A Inquisição, enquanto instituição humana, nasceu e permaneceu
imersa no mundo que a envolvia, que a explica e que a modelou.
Logo, sem conhecer esse mundo, não poderemos julgá-la. Por
isso, quisemos proceder metodicamente na nossa investigação. Como
o Santo Ofício integrou a Justiça Criminal da sua época, torna-
se preciso saber de que modo se comportava essa Justiça. Em
seguida, verifica-se que a inteira Justiça, tanto a comum como a
eclesiástica, esteve sob a influência de um complexo de fatores,
que criavam toda uma peculiar formação cultural. Eram condições
culturais, políticas, sociais, econômicas, religiosas, científicas, que
moldavam certo estilo de vida, muito diferente do nosso.
Ora, não pretendemos fazer um artigo sobre a Inquisição, mas devemos compreender que esta Obra de Santo Tomas: Suma Teológica elaborada neste contexto histórico atende as necessidades de sua época:
O objetivo principal deste estudo restringe ao Volume 2, da obra Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino, da Edição Loyola, 2014: trata dos aspectos históricos teológicos do homem segundo a Revelação de Deus, conforme as Sagradas Escrituras e sua Tradição.A intenção que preside a esta obra gigantesca - feitaJoão Ameal, da Academia Portuguesa da Historia, na obra " Tomas de Aquino - iniciação ao estudo da sua figura e da sua obra"
de acordo com a tendência dominante do tempo, e porque
ao Aquinense já não satisfaz o simples comentário dos
quatro Livros das Sentenças de Pedro Lornbardo. cuja
estrutura é confusa e mal ordenada - é a de fornecer
aos estudantes de Teologia, sacrae doctrinee novitios, um
vasto manual, o mais elucidativo possível.
Observa que nos
trabalhos até então existentes os estudantes encontram sérios
embaraços, tanto pela inútil multiplicação das questões,
dos artigos e das provas como pela falta duma ordem
rigorosa, que deixa caminho livre aos acasos dos comentários
e dos debates. Daí, uma insistência nos mesmos
pontos, aos quais se volta sem os esgotar, com o que os
espíritos se sentem fatigados e confusos. É necessário
construir uma síntese organizada, sistematizada, o mais
clara possível. Eis o objectivo da Sumna. Objectívo. aliás,
não só atingido, mas amplamente ultrapassado .
Estes aspectos estão divididos em cinco partes:
Primeiro: A Criação
Segundo: O Anjo
Terceiro: A obra dos seis dias
Quarto: O Homem. Esta parte subdivide em dois sub tópicos: o pensamento humano e sua origem
Quinto: O Governo Divino.
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