A Doutrina Sagrada é una ou múltipla? - Artigo 3 (reflexão)
A Doutrina Sagrada é uma ciência una e não múltipla.
A Doutrina Sagrada tem como objeto principal e único, conhecer a Palavra de Deus. Deus criou o reino material e formal com a finalidade de salvar a humanidade.
O Conhecimento da Superioridade de Deus acontece no detalhamento de como sua palavra é manifestada e realizada. A causa que origina o mostrar-se vem da Graça e do Poder da Revelação.
E estas estão divinamente registrados na Santa Escritura que originou a Sagrada Doutrina, isto é, a Bíblia.
Estes dois atributos divinos: Graça e Revelação, as causas são inatingíveis ao conhecimento humano e portanto são humanamente impossíveis de compreensão. Com os nossos sentidos externos ou internos, vislumbramos seus efeitos imediatos e posteriormente, encontramos os frutos na historia da humanidade.
Vejamos um exemplo:
Anuncio do nascimento de Jesus, Lucas 1, 26-38:
26 " No sexto mês o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré"
Isto é uma Revelação: só temos conhecimento da existência do anjo Gabriel, com esta missão por revelação. Provavelmente, Maria deve ter relatado este acontecimento aos apóstolos e seus discípulos. Lucas era um deles.
27 " a uma virgem, noiva de um homem que se chamava Jose, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria."
Aqui temos uma descrição normalizando os futuros favorecidos da Palavra de Deus. " Maria é legalmente casada com José, mas não levavam uma vida em comum. O costumo judaico prevê, com efeito, um prazo
de espera antes que o esposo introduza a sua esposa em casa" ( Bíblia, Trad .Ecumênica, TEB, Lucas 1, nota x)
28-29" Entrou o anjo onde ela estava e disse-lhe "Alegra-te, muito favorecida! O Senhor esta contigo" Perturbou-se ela a estas palavras e perguntava a si própria o que significava tal saudação"
Outro acontecimento por Revelação, Maria fica sabendo do Amor de Deus por ti, através do Anjo Gabriel.
Perturba-se provavelmente por ansiedade em querer saber o que esperar desta manifestação.
30-33 "Disse-lhe, então, o anjo " Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberas em teu seio e darás a luz um filho, a quem darás o nome de Jesus. Este sera grande e sera chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinara eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim"
A Revelação neste versículo é bem clara: o tempo da Salvação chegou!. A Encarnação vira por seu Filho e assim as profecias,as esperanças, as dores, os sofrimentos e as promessas, contidas no antigo testamento, poderão tornar-se realidades duradoras e eternas.
34 " Mas,tornou Maria ao anjo" Como se fara isso, pois não conheço homem?"
A questão fica explicitada: como acontecerá no plano material e formal, se a fecundação acontece pela união de dois contrários, porem não adversos, pois desde a Criação Primordial, é um Ato de Amor.
35-37 Ao que o anjo respondeu: "O Espirito Santo vira sobre ti e o poder do Altíssimo te envolvera em sua sombra, por isso, o que há de nascer será santo, sera chamado de Filho de Deus. Eis que Isabel, tua parenta, concebeu também um filho na sua velhice, e ela, que era chamada estéril, acha-se no sexto mês, porque nada é impossível para Deus"
Neste versículo encontramos vários dados novos:
1 - Maria é a primeira a receber o Espirito Santo. Todos nós, depois que Jesus foi batizado, recebemos o Espirito Santo durante a cerimonia do batismo.
2 - O poder de Deus a envolvera em sua sombra e disto há de nascer o seu Filho Santo. Estes são os frutos da Graça: "O Senhor esta contigo e tens o Seu favor".
3 - Com a gravidez da Isabel, sua parenta, Deus demonstra sua força tanto a percepção interna como aos sentidos externos, porque " Nada é impossível para Deus"
4 - Se não conhecemos a Ciência Superior de Deus, algumas de suas Leis são reveladas, não pela razão natural, mas pelo testemunho de quem os viu e relatou, formando , de forma fragmentaria, o mosaico do conhecimento divino.
38 Disse , então, Maria:" Eis aqui a servidora do Senhor, seja-me feito segundo a tua palavra". E o anjo a deixou.
Muito bom!
ResponderExcluir