terça-feira, 19 de novembro de 2013


A Doutrina Sagrada é superior as demais ciências? 
Artigo 5


A Doutrina Sagrada é superior as demais ciências especulativas ou praticas. O ato mais puro do especulativo é  a contemplação. O ato mais puro da ciência pratica é a Ética, ação máxima do Amor.

A Doutrina Sagrada é uma ciência especulativa e pratica. Mais nobre e importante das demais ciências porque a fonte destas ciências  baseia-se na razão humana como fio condutor do processo investigatório e teorético.

A razão humana edifica-se através de princípios, axiomas, conceitos,   categorias que regem o conhecimento humano obtidos da relação sujeito e objeto e reformulados conforme a presença de novos paradigmas.

A Sagrada Escritura é a ponte entre a Ciência Divina e os humanos. Seu conhecimento é eterno, completo e total, não está sujeito ao tempo ou espaço.  Atemporal, sem começo ou fim.  Infinito.

A necessidade e suas propriedades estão subordinadas a uma disposição do Pai Eteno. Por sua sabedoria e bondade “... criou todo o universo, decretou elevar a todos os homens a participar da vida divina, e como eles apoderaram do pecado de Adão , não os abandonou, dispensou sempre os melhores auxílios para sua salvação, isto é, atender a Cristo Redentor, “que é a imagem de Deus invisível, primogênito de toda criatura”. (Col 1,15).

A todos predestinados, o Divino Pai, antes de todos os séculos “ os conhecia de antemão e os predestinou a serem conformes com a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito de todos os irmãos”. ( Rm 8; 29).

E estabeleceu convocar a quem crê em Cristo, na santa Igreja, que foi prefigurada desde a origem do mundo, preparada admiravelmente na historia do povo de Israel e na Antiga Aliança, constituída nos tempos definitivos, manifestada por efusão do Espirito e que consumará gloriosamente no final dos tempos. 

Portanto, como se lê nos Santos Padres, todos os justos desde Adão, desde o justo Abel até o ultimo eleito, serão congregados na igreja universal na casa do Pai.  

Vemos, portanto, o Filho enviado pelo Pai, que foi eleito por Ele antes da criação do mundo e nos predestinou a serem filhos adotivos, porque se alegrou em restaurar nela todas as coisas. (Ef 1, 4-5 e 10).
“Assim, pois, Cristo, cumprindo a vontade do Pai Eterno, inaugura na terra o reino dos céus, nos revelou seu mistério e com sua obediência realizou a redenção”.

Concilio Vaticano II – Lumen Gentiun – Sobre a Igreja – Cap.1 – O Mistério da Igreja: 1,2 e 3.


A Ciência do Pai Eterno foi infundida no homem com a graça santificante. A Fé é uma virtude teologal assim como a Esperança e a Caridade.
A comunidade humana divide-se em 2 grandes blocos: os crentes e os não crentes. Os não crentes não aceitam a Ciência Divina porque a Fé desenvolvida, florida, germinada e fecundada.


“Sedes  Fecundos”






Nenhum comentário:

Postar um comentário