domingo, 19 de janeiro de 2014

Artigo 8: A Doutrina Sagrada é argumentativa?



Entendemos que o texto argumentativo é a forma de defendermos as ideias, as teorias ou produções de provas, resultados, analises etc... Todo esse processo realiza-se através da comunicação textual ou oral. A ferramenta mental é o instrumento da razão humana ou natural segundo Sto Tomas.
A Doutrina Sagrada contem artigos de Fé, inspirados pela Ciência Divina que chamamos de Revelação.
Segundo Aristóteles, a Metafisica é a ciência superior da razão natural. Pode-se argumentar a favor ou contra seus princípios e demonstrar suas teses, reavaliando seus princípios e axiomas.

Na Doutrina Sagrada a Ciência Superior não é passível de conhecimento racional. Aliais, Tomas de Aquino, deixa-se conduzir conscientemente pela Revelação.

  No livro Historia da Filosofia Cristã de Boehner/Gilson diz:

“É obvio que tanto as verdades necessárias à salvação, como as que fogem ao alcance da razão, devem ser aceitas pela  Fé. Mas, além destas, há certas outras verdades igualmente necessárias para nós – especialmente as que dizem referencia a Deus – as quais acessíveis à razão, devem contudo ser cridas, pelo menos inicialmente; e isso por cinco razões, já arroladas por Moises Maimônides:1 – Porque o conhecimento de tais verdades é muito laborioso, devido a sua profundeza, dificuldade e caráter abstrato;2 – porque na juventude o intelecto humano não se encontra suficientemente desenvolvido;3 – porque a demonstração destas verdades pressupõe muitos conhecimentos que o homem só adquire paulatinamente;4 – porque certas pessoas não tem o talento necessário para os estudos
científicos;
5 – porque a luta pela existência e o cuidado das coisas externas absorvem a maior parte da energia humana.
Por conseguinte, se os homens dependessem de provas racionais para a descoberta destas verdades, só alguns poucos. E estes a muito custo, lograriam atingi-las. É por isso que as recebemos antecipadamente pela fé, que, em consequência, deixa-se aclarar tanto mais facilmente pela razão” pag.452/1970.

A graça não tolhe, mas aperfeiçoa a natureza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário