sexta-feira, 12 de setembro de 2014

5ª Estação: Simão, o Cireneu, ajuda Jesus a carregar a cruz

Questão 34: O Verbo

A pessoa do Filho atribuem-se três nomes: Filho, Verbo e Imagem.

Sth I q 34 a1: O Verbo é um nome pessoal em Deus?

5ª Estação: Simão, o Cireneu, ajuda Jesus a carregar a cruz


" Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cireneu, que voltava do campo e mandaram-no carregar a cruz atras de Jesus" Lc 23,26.

Forçaram o Cireneu a carregar a cruz de Jesus. A tradição cristã nos fala da atitude de compaixão do Cireneu. Embora obrigado a ajudar Jesus, quando dele se aproxima tem o coração convertido e passa a compartilhar aquele sofrimento no gesto concreto de ajudar a carregar a cruz.

Tomar a cruz de Jesus implica sofrer como Ele e com Ele! Quem carrega  cruz, libertando os que sofrem, compartilha dos sofrimentos deles. 

Segundo Mauro Odorissio, na obra "O Relógio da Paixão", levanta algumas hipótese: "O fato de o nome ter chegado aos pósteros é sinal de que era conhecido pela comunidade, tendo, com muita probabilidade, abraçado o cristianismo." 
Há possibilidade de ser o pai de Alexandre e de Rufo. ( ver Mc 15,21 e Rm l6,13).

As coisas realizadas no Cristo, ou naquilo que Cristo representa, são os sinais do que devemos fazer, mostram o sentido moral. 
Ora, qual é o sentido moral desta imagem? 

"Poderíamos dizer que a Encarnação do Verbo é o paradigma da Revelação: assim como o homem, quando quer revelar-se com a palavra do coração, que pronuncia com a boca, reveste de certo modo a sua palavra com letras ou com voz, assim Deus, quando quer manifestar-se aos homens, reveste de carne no tempo o seu Verbo concebido desde toda a eternidade" Maria Helena Prates, "Palavras e Obras na Revelação, Aquinate, nº 8 (2009); ISS N 1808-5733.

Para Tomas de Aquino, há três sentidos próprios do Verbo: 
A 1ª maneira, o Verbo manifesta de forma clara e comum, proferido pela voz: é o caso da criação, no Gênese, onde Deus é o Criador de toda criatura. Neste caso, o Verbo significa primeira e principalmente, o conceito interior da mente. Santo Agostinho diz: Para Deus dizer é ver pensando.
A 2ª maneira , o Verbo, o dito, é a palavra que exprime o conceito interior. O mensageiro do pensamento nos lembra os Anjos e os Santos.
A 3ª maneira, o Verbo torna-se a imagem que foi formadora da palavra. Uma imagem que nos remete a Revelação. Não se pronuncia com a voz, mas se pronuncia no coração. O Coração de Jesus e o Coração de Maria  abundam de graças e louvores aos nossos corações.

A Imagem da 5ª Estação é o Ajudado e o Ajudante: há maior humilhação, diante a todas as criaturas, um Deus ser ajudado por seu inferior?


Nenhum comentário:

Postar um comentário