7 ª Estação: Jesus cai pela terceira vez
Questão: 34 : O Verbo
A pessoa do Filho atribuem-se três nomes: Filho, Verbo e Imagem.
SThI q34 a3 : O nome Verbo implica uma relação com a criatura.
Deus tem um vinculo de amor eterno com as criaturas. Seu amor transborda misericórdia, fidelidade, felicidade,,,que não temos como dimensionar.
E por tanto nos amar, fez o Verbo se encarnar na natureza humana decaída. Fez com que o Verbo restringi-se ao ponto que o espirito humano com sua armadura de carne, trans vincula-se com o Espirito Divino. Através da sua Igreja, nos tornou um só Corpo e um só Espirito.
Nesta dimensão corporal, com sua Cabeça e os membros, ensina como podemos voltar a ter esperança que Deus Pai voltará sua face novamente a nós.
A terceira queda de Jesus é um dos inúmeros ensinamentos de como podemos superar nossa condição humana: mesmo quando estamos caídos, separado da vinheta, circulado pelo joio, por nossas iniquidades e nossa visão coberta por trevas, podemos ser salvos.
Se, e somente se:
nosso arrependimento for sincero;
nosso coração assumir nossa pequenez;
nossas lagrimas limparem nossa visão.
Cair significa que podemos levantar. Devemos levantar. Temos obrigação de se reerguer.
Jesus teve no seu corpo humano o Espirito Divino. Nao teve pecados, não teve corrupção, mas viveu este momento para nos salvar; porem principalmente para lutar, combater, frente a frente, contra as trevas e seu principado.
Jesus ensinou, demonstrando com seus próprios atos humanos, que podemos vencer a corrupção, a iniquidade, a malignidade com nossas armas e condutas espirituais, tais como, nossa retidão, nossa pureza e sinceridade nas nossas ações, com nossa mansidão. Nossas armas são as orações , principalmente o Santo Rosário e a Santa Eucaristia.
Jesus ensinou como desbloquear os dons espirituais existentes na natureza humana deste a sua criação, no Gênese.
Como?
Tomas de Aquino demonstra neste artigo 3, que precisamos entender que na natureza humana há tantos verbos quanto é a diversidade de coisas que conhecemos.
Em Deus, ao contrario, conhece em um só ato a si mesmo e a todas as coisas. Portanto , seu único Verbo exprime o Pai mas também as criaturas. Na queda, trouxemos esta relação profunda e intima que a natureza humana possui da natureza divina. Esta relação é a causa que possibilita termos acesso aos dons espirituais numa dimensão profunda e superior.
Jesus ensinou como devemos nos preparar para o combate, quais armas devem ser utilizadas, mas principalmente que a Graça de Deus nos acompanha através dos nossos dons espirituais: sacramentais ou vivenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário