quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

13ª Estação: Jesus é descido da cruz

13ª Estação: Jesus é descido da cruz

Do Evangelho segundo João19, 38
Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas secretamente por medo das autoridades judaicas, pediu a Pilatos que lhe deixasse levar o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu-lho. Veio, pois, e retirou o corpo.
Maria vê morrer seu Filho, Filho de Deus e também d’Ela. Sabe que é inocente, mas carregou sobre Si o peso das nossas misérias. A Mãe oferece o Filho, o Filho oferece a Mãe. A João, a nós.
Jesus e Maria, eis um família que, no Calvário, vive e sofre a separação suprema. A morte divide-os, ou pelo menos parece dividi-los, uma mãe e um filho com um vínculo simultaneamente humano e divino inconcebível. Por amor, o oferecem. Abandonam-se ambos à Vontade de Deus.
Na voragem que se abriu no coração de Maria, entra outro filho, que representa a humanidade inteira. E o amor de Maria por cada um de nós é o prolongamento do amor que Ela teve por Jesus. Sim, porque, nos discípulos, verá o rosto d’Ele. E viverá para eles, para sustentá-los, ajudá-los, encorajá-los, levá-los a reconhecer o Amor de Deus, para que, na sua liberdade, se voltem para o Pai.
http://www.vatican.va

Sth I q36 a4: O Pai e o Filho são um só principio do Espirito Santo

Santo Tomas de Aquino.


Quando Jesus diz "esta tudo consumado" isto significa o preludio da efusão do Espirito Santo. A Transcendência Divina conforme previsto nas profecias do Antigo Testamento. Santo Tomas de Aquino nos ensina na Summa Teológica que o "Pai e Filho são correlatos - mas um só Deus pois o Pai comunica a esse Filho, ao gerá-lo, não uma natureza semelhante a sua, mas a própria natureza da divindade segundo a qual ele é, eles são juntos, o Deus único. " (Sth I q36 a4 ni, pag 603)

Comparando este contexto ( e ouso em fazê-lo) com o texto de João Paulo II "Teologia do Corpo", na introdução, encontramos: "...da relação que Deus é, no Pai e no Filho que se amam no Espirito, na relação que nós somos como imagem e semelhança de Deus e corporalmente concretizamos, sendo o corpo o sinal desta relação.....Deus é amor e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Ao criar a humanidade do homem e da mulher à sua imagem e conservando-a continuamente no ser, Deus inscreveu nela a vocação ao amor e portanto, a capacidade e a responsabilidade correspondentes....Porque o homem é um espirito encarnado, isto é, uma alma que se exprime no corpo e um corpo informado por um espirito imortal, o homem é chamado ao amor na sua totalidade unificada. O amor abraça também o corpo humano e o corpo torna-se participante do amor espiritual".

Jesus é o Filho encarnado num corpo informado pelo espirito divino, isto é Deus. Nesta correlação, eles são juntos o único principio do Espirito Santo. Este Espirito Santo não é uma "fonte anonima", um "não-pessoal" , é o amor mutuo entre o Pai e o Filho, e se eles são UM enquanto princípios do Espirito Santo (Amor), e simultaneamente, em razão da unidade transcendente do Ser Divino e pela virtude unificadora do Amor.

"Esta tudo consumado".

A experiencia humana revela-se possível da Unidade Transcendente do Ser Divino através da corporalidade de Cristo na cruz.
Observamos detalhadamente o quadro desta 13ª Estação: os seguidores mais próximos são: Maria, mãe de Jesus, a irmã de Maria, Maria de Cleofas, seus familiares. João Evangelista e Maria Madalena, o amor esponsal em  Espirito Divino, a mais profunda, universal e significativa experiencia humano: o Amor. Como afirma João " o amor procede de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus...pois Deus é o amor" IJo 4, 7-8.
Logo em seguida , José de Arimateia, discípulo e comerciante; e, Nicodemo, doutor da Lei e contrario a condenação de Jesus no Templo.
Estamos para ser redimidos, estamos próximos da salvação. Sua pequena comunidade,  - um resto de exilados de Israel, segundo Ezequiel -,  carregam Jesus para o local do sepultamento.
É tempo de oração,
              de recolhimento,
              de meditação,
              de penitencia,
              de arrependimento,
porque o caminho da salvação esta acontecendo.
O Reino de Deus esta próximo!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário